08 de abril de 2016
Vigilância confirma 8 casos suspeitos de gripe h1n1 em Vilhena, RO
A Vigilância Epidemiológica de Vilhena (RO), confirmou na quarta-feira (6), oito casos suspeitos de h1n1. Desse total, duas pessoas podem ter ido a óbito devido à gripe. Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Sato, as vítimas fatais são um homem de 45 anos e uma mulher de 38 anos. Os casos foram registrados a partir do dia 20 de março. Informou também que na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional está internada em estado grave, uma jovem de 20 anos, suspeita de contrair a doença.
A campanha nacional de vacinação contra influenza começa no dia 30 de abril e vai até 20 de maio, por isso, ainda não há como distribuir as doses.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão da gripe H1N1 não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas. O médico Jânio Marques orienta que alguns cuidados de higiene são fundamentais, principalmente lavar as mãos sempre que tossir ou espirrar.
http://g1.globo.com/ro/vilhena-e-cone-sul/noticia/2016/04/vigilancia-confirma-8-casos-suspeitos-de-gripe-h1n1-em-vilhena-ro.html