Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
12 de abril de 2016
PB tem 30 casos suspeitos de h1n1 em 10 cidades

Os recentes casos de morte e de pessoas com suspeita de infecção por h1n1 em diversos municípios da Paraíba têm deixado a população assustada. Segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba, o estado tem 34 casos notificados como suspeita da infecção, sendo quatro descartados e outros 30 em investigação. Em mortes, a Paraíba contabiliza sete casos em investigação. Os primeiros casos da gripe h1n1, tratada como síndrome respiratória aguda grave (srag), no Estado foram registrados no fim do mês de março, em duas mulheres que estavam internadas em Campina Grande. A confirmação da doença foi feita através de exames de coleta da saliva das pacientes, que foram enviadas para laboratório.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, os pacientes com sintomas de h1n1 relatam aparecimento súbito de febre alta (acima dos 38°C), dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e cansaço. Já os casos mais graves apresentam, além dos primeiros sintomas, dificuldade respiratória, com necessidade de hospitalização para tratamento. Diagnóstico demora até cinco dias.

A prevenção, segundo a Saúde do estado, deve ser feita pela própria população, já que o vírus da doença circula facilmente. Os principais cuidados a serem tomados são: lavar bem as mãos com água e sabão antes das refeições, após tossir ou espirrar; cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; não levar mãos sujas aos olhos, nariz ou boca; e realizar higienização das mãos, com álcool gel.

http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/saude/geral/2016/04/10/NWS,275997,42,419,NOTICIAS,2190-PB-CASOS-SUSPEITOS-H1N1-CIDADES-VEJA-SINTOMAS-TRATAMENTO.aspx

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!