13 de abril de 2016
Remédio apresenta resultado promissor contra a zika
Cientistas da Universidade Federal do Rio (UFRJ) e do Instituto d’Or de Ensino e Pesquisa estão testando medicamentos que podem inibir a destruição pelo vírus da zika das células neuronais em fetos. Pelo menos um medicamento, entre dez já testados, se mostrou promissor, informou o neurocientista Stevens Rehen. Esse remédio já é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem indicação para ser usado por grávidas.
Os pesquisadores esperam publicar, nos próximos dois meses, um estudo sobre a atuação do remédio, caso os efeitos iniciais sejam comprovados. Não há ainda informação se o medicamento inibe a replicação do vírus. Os pesquisadores estão analisando de suplementos a antivirais, mas preferem não informar os produtos para evitar automedicação da população. O estudo foi liderado pela professora do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ Patrícia Garcez, especialista em microcefalia.
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2016/04/12/interna_vidaurbana,638125/remedio-apresenta-resultado-promissor-contra-a-zika.shtml