Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
13 de abril de 2016
Pesquisadores estudam medicamentos para serem usados por grávidas com zika

Um grupo de pesquisadores do instituto D'or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da UFRJ testam, no momento, medicamentos já existentes no combate ao ataque do vírus zika ao tecido cerebral. O mesmo grupo publicou ontem,11, na revista Science, o resultado de um estudo que correlaciona a infecção pelo vírus à ocorrência de microcefalia.

A pesquisa feita em microcérebros mostrou que em apenas 11 dias após a infecção o crescimento dessa estrutura é reduzido em 40%. Ainda segundo o estudo, o vírus não só causa alterações na morfologia nesses organoides como destroem totalmente as células neurais.

Durante coletiva na Academia Brasileira de Ciências, no Centro do Rio, o neurocientista Stevens Rehen, que lidera o grupo, disse que no momento são testados dez medicamentos, sendo que um já apresentou resultados promissores na proteção do microcérebro ao ataque do vírus.

— Estamos há três semanas trabalhando com medicamentos já usados para outras doenças, que podemos acelerar o uso por grávidas. A expectativa é que, nos próximos meses, estaremos divulgando esse resultado em alguma revista especializada — afirmou Steven, que, com outros nove pesquisadores, conseguiu chegar, em apenas 25 dias de experimentos, ao resultado publicado na Science.

O Globo

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!