13 de abril de 2016
Melatonina eficaz nas fases aguda e crônica da Doença de Chagas
A bem-conhecida melatonina possui várias outras funções além do que expressa seu conhecido apelido de "hormônio do sono". Entre essas ações estão: melhorar a resposta imunológica e diminuir inflamações nos tecidos. Com base nessa forma de ação, pesquisadores da USP descobriram que a melatonina pode ser muito útil no combate à Doença de Chagas - nos experimentos, foi verificada uma forte ação ação anti-inflamatória e protetora na fase crônica da infecção.
A equipe já havia demonstrado que a melatonina possui um efeito benéfico na fase aguda da Doença de Chagas. Agora eles comprovaram que o hormônio induz a redução da carga parasitária no sangue e nos tecidos infectados na fase crônica da doença. Isto está sendo considerado extremamente positivo porque o único medicamento utilizado no Brasil, o benzonidazol, "apresenta eficácia terapêutica limitada no tratamento de pacientes com infecção crônica", lembra o professor José Clóvis.
Os pesquisadores acreditam que a melatonina apresenta potencial antioxidante, devido à diminuição do estresse oxidativo e do controle do processo de morte celular. "Outras evidências demonstram que a melatonina pode ser um agente terapêutico importante contra o câncer, hipertensão e doenças neurodegenerativas", conta Vânia, adiantando que ainda não existem avaliações adequadas quanto ao uso da melatonina para tratar tais doenças.Mas o trabalho continuará com um novo projeto que buscará avançar na compreensão "dos mecanismos celulares e moleculares que alteram a imunidade ao longo da vida e seus reflexos frente à Doença de Chagas".
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=melatonina-eficaz-fases-aguda-cronica-doenca-chagas&id=11305