Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
14 de abril de 2016
Pais também podem passar vírus da zika para fetos, diz geneticista na PB

Os pais também podem transmitir o vírus da zika para o bebê durante a gestação. O alerta foi feito pela geneticista, professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Mayana Zatz, que esteve em João Pessoa na manhã desta terça-feira (12). “O casal que quer engravidar ou que a mulher está grávida, não é só a mulher que tem que se cuidar não. O homem tem que se cuidar tanto quanto ela”, disse.

Segundo Mayana, o alerta se deve ao fato de que o vírus pode permanecer nos espermatozóides por vários meses e, assim, ser transmitido aos fetos. “O pai também tem que se cuidar. A gente já sabe que por pelo menos dois meses o vírus fica nos espermatozóides, não se sabe ainda por quanto tempo, então pode ser até mais que isso”, explicou. Ela coordena uma equipe de pesquisadores que está realizando testes com bebês com microcefalia atendidos pela Fundação Centro Integrado ao Portador de Deficiência da Paraíba (Funad) e com as mães destas crianças. A coleta é para estudos sobre a relação da má formação com o vírus da zika, bem como as causas genéticas para essa relação no Nordeste brasileiro.

Na Paraíba, até o último dia 5, 103 casos de microcefalia já tinham sido confirmados e mais 386 seguiam em investigação. O estado é o terceiro com maior número de casos confirmados no país, atrás apenas de Pernambuco (303) e Bahia (194). Em todo o Brasil, 4.046 casos suspeitos de microcefalia estão em investigação.

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/04/pais-tambem-podem-passar-virus-da-zika-para-fetos-diz-geneticista-na-pb.html

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!