14 de abril de 2016
Moçambique apela à vacinação para prevenir febre-amarela
Moçambique anunciou que está a monitorar a situação de saúde para evitar casos de febre-amarela, após o relato de casos na vizinha África do Sul e Angola. A garantia foi dada pela diretora nacional adjunta de saúde pública, Benigna Matsinhe.
"Naturalmente que como temos a febre-amarela em Angola há necessidade de nós, como país, ficarmos atentos. Felizmente, em Moçambique a febre-amarela não é um problema, temos uma lista de países, onde, se nós moçambicanos temos que viajar para eles, devemos fazer a vacina da febre-amarela para evitar que fiquemos doentes, porque ela é uma doença que pode matar. Então é necessário que se previna. Até ao momento é apenas a vacinação o que estamos a fazer."
"O que aconteceu na África do Sul são pessoas que estiveram fora e contraíram a doença. Na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, as nações em risco de infecção pela febre-amarela são Angola, Brasil, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. A OMS afirmou que devem ser imunizadas mais de 19 milhões de pessoas em 12 províncias de Angola, contra a febre-amarela.
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2016/04/mocambique-apela-a-vacinacao-para-prevenir-febre-amarela/#.Vw5RvFL2aUl