Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
14 de abril de 2016
Grupo dissemina terapias alternativas para bebês com microcefalia, PE

Daniele Santos queria apenas poder confortar seu filho, Juan Pedro, de três meses de idade, um dos cada vez mais numerosos bebês brasileiros nascidos com má-formação ligada ao vírus da zika, que infectou sua mãe durante a gravidez. O bebê está recebendo um tratamento convencional em um hospital do Recife, em Pernambuco, estado brasileiro com maior número de casos da doença associada ao vírus zika.

Mas a medicina moderna não tem bastado para Daniele e muitas outras mães, e foi em função disso que surgiu um tipo de terapia de grupo maternal chamada "Espaço para ser Mãe", cuja meta é levar alívio a Daniele e outras. As instrutoras do grupo ensinaram técnicas naturais para apaziguar as crianças ,este mês, no Recife, para as mães, predominantemente pobres, de crianças com problemas de nascença relacionados ao vírus da zika.

Entre elas está uma massagem indiana tradicional para bebês conhecida como shantala, o canguru que mantém o bebê bem firme ao peito materno para conforto ao longo do dia e um balde especialmente desenhado para banhos quentes que imita o ventre materno.Daniele agora recorre à massagem, ao canguru e aos banhos todos os dias. "O choro dele ficou menos agudo depois das massagens e dos banhos", contou ela, comentando que Juan Pedro está "muito mais calmo".

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/03/grupo-dissemina-terapias-alternativas-para-bebes-com-microcefalia.html

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!