14 de abril de 2016
Terceira morte no município de Resende por h1n1, RJ
A Secretaria de Saúde de Resende, no Sul do estado, confirmou nesta quarta-feira, 13, em nota oficial : “Resende já registrou este ano, 15 casos suspeitos de h1n1, com cinco óbitos. Três casos de mortes foram confirmados, um descartado, e outro aguarda resultado de exame. As demais notificações estão em investigação”, diz um trecho da nota, informando que as três mortes ocorreram este mês. Foram duas mulheres, uma de 47 e outra de 19 anos, e o homem de 49 anos.
A prefeitura informou que “vem reforçando as orientações de combate à gripe à população”. “Nesta semana, diretores de escolas da rede municipal participaram de palestra sobre as medidas de prevenção contra gripe. Resende também enviou ofício à Secretaria de Estado de Saúde solicitando a antecipação da campanha de vacinação”, ressalta ainda a nota.Embora as autoridades em saúde descartem epidemia, a população está apreensiva. No Sul Fluminense, mortes suspeitas pela doença também estão sendo investigadas em Volta Redonda, Piraí e Pinheiral. “Fico apreensiva até de mandar minha filha para escola”, lamenta Marieta Tavares, de 34 anos, do Jardim Jalisco, em Resende.
A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde informou que este ano já foram registrados 12 casos de h1n1 por exames laboratoriais no estado, sendo sete óbitos confirmados. “Gestantes e crianças com idades a partir de seis meses e menores de 5 anos, além de pacientes renais crônicos, terão o início da vacinação contra a gripe antecipada para o próximo dia 25 em todo o estado”, adiantou o órgão.
Fonte: O Dia