Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
15 de abril de 2016
Em meio a surto de gripe, médicos alertam para riscos da pneumonia

Em tempos de surto de gripe h1n1, médicos alertam para os riscos da pneumonia, especialmente em pessoas com diabetes, e para a disponibilidade da vacina pneumocócica no SUS para pacientes com prescrição.

"Infelizmente se associa ainda vacina a uma coisa para crianças", que está lançando uma campanha de conscientização e prevenção.

A pneumonia é uma infecção que ataca os pulmões, provocada por agente infeccioso (bactéria, vírus ou fungo) e por reações alérgicas. Diferentemente do vírus da gripe, que é altamente infectante, o agente infeccioso da pneumonia não costuma ser transmitido facilmente.

De acordo com a SBPT, as doenças respiratórias são a terceira causa de morte no Brasil, sendo que 8% das internações por pneumonia no país resultam em morte.

"A pneumonia é a quarta causa de mortes no mundo. Entre os idosos é ainda pior", afirma Clystenes Odyr Soares Silva, diretor de ensino da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia). A campanha da SBPTA terá ações na internet e nas redes sociais, além de um site (www.pneumoniatofora.com.br). O médico recomenda que pessoas portadores de diabetes perguntem a seus médicos pela vacina.

A estimativa da Sociedade Brasileira de Diabetes é que existam hoje no Brasil cerca de 14 milhões de pessoas portadoras da doença, metade delas ainda não diagnosticada. No mundo, uma em cada 11 pessoas tem a doença.

Folha da Manhã

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!