Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
15 de abril de 2016
OMS recomenda uso de vacina da Sanofi contra a dengue

A farmacêutica francesa Sanofi disse nesta sexta-feira, 15 que um painel de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou o uso de sua vacina contra a dengue em países onde o mosquito vetor da doença é disseminado. A notícia abre caminho para campanhas de vacinação na Ásia e na América Latina.

As recomendações do painel são baseadas na revisão de dados de 25 estudos clínicos, conduzidos em 15 diferentes países pelo mundo, informou a companhia.

A vacina, chamada de Dengvaxia, protegeu dois terços das pessoas contra a dengue entre aqueles com 9 anos ou mais, em dois grandes estudos clínicos na América Latina e na Ásia, que envolveram mais de 40 mil crianças e adolescentes, e é mais eficaz na proteção contra a dengue severa, potencialmente fatal, conseguindo impedir 93% desses casos. Além disso, reduz as hospitalizações por dengue em 80%.

A recomendação representa um marco significativo para a farmacêutica sediada em Paris, que aposta em novos produtos como a Dengvaxia para impulsionar seus lucros, em meio à crescente competição em alguns de seus principais mercados.

A dengue infecta 390 milhões de pessoas ao ano no mundo, 96 milhões das quais precisam de tratamento, segundo a OMS. Apenas os casos mais graves, ou cerca de 500 mil ao ano, resultam em internações - uma grande proporção desses casos é de crianças e idosos. O vírus gera alguns casos mais graves, similares a uma forte gripe, com dor nas juntas e cansaço extremo. A dengue é fatal em 2,5% dos casos, segundo a OMS.

A vacina da Sanofi para a dengue já recebeu aprovação no Brasil, em El Salvador, no México e nas Filipinas.

Fonte: Dow Jones Newswires - AE Noticiário

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!