20 de abril de 2016
Pesquisadores provam que zika destrói células tronco jovens
Para chegar ao resultado, os pesquisadores simularam, em laboratório, o desenvolvimento do cérebro humano e introduziram o vírus nas diversas fases. A pesquisa foi realizada por meio de uma parceria a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Hospital São Rafael (HSR) com a colaboração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mostrou que o zika vírus é capaz de destruir as células tronco neurais nos primeiros três meses de gestação. Os resultados do estudo realizados por pesquisadores baianos estão em fase final e serão publicados na revista Cell Reports. De acordo com o médico pesquisador, Bruno Solano, a meta é descobrir como esse processo acontece e identificar formas de bloqueio da ação do vírus por meio de compostos diversos como vacinas e medicações.
“O que sabemos é que as células tronco neurais imaturas não conseguem resistir ao vírus e morrem rapidamente, mas o mesmo não acontece com os neurônios formados que conseguem sobreviver sem maiores danos”, diz. O trabalho do CDC volta a reforçar que nem toda mulher que for infectada pelo vírus durante a gravidez dará à luz um bebê com microcefalia. O neurologista e Chefe da Clínica Médica do Hospital Roberto Santos, Daniel Farias reforça o achado das pesquisas, destacando o potencial do zika vírus em destruir os neurônios durante o seu processo de desenvolvimento, mas salienta que o impacto do vírus é menor em células mais maduras e nos adultos.
O médico salienta que nem a Síndrome de Guillain Barré e nem os casos de outras complicações neurológicas, como a encefalite e a mielite, são causados diretamente pelo vírus, mas ocorrem em virtude do fato do sistema imunológico atacar o agressor e o próprio organismo ao mesmo tempo. “Essas complicações decorrentes do zika possuem o caráter autoimune e costumam regredir depois que o tratamento é iniciado”, explica o médico. No caso da Guillain Barré, a incidência gira em torno de um a quatro acometidos para cada 100 mil habitantes.
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/pesquisadores-provam-que-zika-destroi-celulas-tronco-jovens/?cHash=9345493dd475f9d285bb75fa05ba3e9b