20 de abril de 2016
Cidades que registraram metade das mortes por h1n1 antecipam vacinação
Rio registrou o dobro de óbitos em uma semana: já chega a 14 o número de óbitos pelo vírus Influenza A (h1n1) no Estado do Rio, onde 42 casos da doença já foram confirmados por exames laboratoriais e estão sendo monitorados. A quantidade de mortes pela gripe dobrou e a de pacientes infectados, quadruplicou, na última semana. Os dados foram divulgados pela subsecretaria de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde. Apesar da preocupação da população e do corre-corre atrás de álcool em gel, usado para higienização das mãos, a secretaria garantiu, por meio de nota, que “não há epidemia da gripe”.
Volta Redonda, Angra dos Reis, Barra Mansa, Piraí, Pinheiral e Porto Real anteciparam a vacinação, que começará no estado a partir do dia 25. Durante todo o dia 18, pelo menos 100 mil moradores dessas localidades teriam sido imunizados.
Prevenção: lave as mãos antes de consumir algum alimento; use lenço descartável para assoar o nariz; cubra o nariz e boca quando espirrar ou tossir; evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienize as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; mantenha os ambientes bem ventilados; não fique em locais fechados e com grande concentração de pessoas e evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
Fonte: O Dia