Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
20 de abril de 2016
Risco para bebês em UTIs, Niterói, RJ

A UTI neonatal do Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada, está superlotada, colocando em risco os recém-nascidos ali internados. Na unidade de tratamento intensivo, onde há 20 leitos, 33 bebês estão em incubadoras. Já na unidade intermediária (UI), 40 crianças dividem o espaço com capacidade para 30. A dificuldade de transferência também é enfrentada por médicos do Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, onde, segundo funcionários, uma tubulação de esgoto se rompeu na noite de sexta-feira, 15, inundando a UTI neonatal.

- Não estamos conseguindo transferir os recém-nascidos do Hospital da Mulher porque o estado não está pagando os leitos contratados em UTIs particulares. Temos dois bebês em incubadoras de transporte, berços fechados com aquecimento próprio e balão de oxigênio, pois não há mais saídas de oxigênio disponíveis na UTI - relatou um profissional da maternidade que pediu anonimato.

Presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze confirma o quadro dramático por que passam médicos que atuam no Hospital da Mulher:

- A superlotação é uma das causas de infecção hospitalar e pode levar bebês à morte.

No Azevedo Lima, a equipe passou o fim de semana tentando transferir as crianças. - No sábado, conseguimos remover seis recém-nascidos. Os demais foram para a UI, que é pequena. Tentamos até a rede municipal, porque a rede contratada não está recebendo pacientes por falta de pagamento - contou um profissional da unidade.

Segundo ele uma tubulação de resíduos da central de esterilização e expurgos do Centro Obstétrico, que fica no terceiro andar, estourou, derrubando parte do teto da UTI neonatal, que fica no segundo andar. Outra funcionária confirmou o ocorrido:

- Aquela água com fezes, resto de placentas e tudo mais descartado no Centro Obstétrico caiu sobre as incubadoras. Ficou todo mundo doido.

Fonte: Extra

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!