Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
20 de abril de 2016
Transmissão de doenças do 'Aedes' começa a cair

"Os indicadores levam a crer que a curva de transmissão começa a baixar", afirmou o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do MS, Cláudio Maierovitch. Isso significa que as taxas da doença continuam a aumentar, mas em um ritmo menor do que o verificado nas últimas semanas.

Mas é preciso verificar se a tendência indicada no boletim mais recente, ainda não divulgado, se repete dentro das próximas semanas: "se isso de fato se concretizar, podemos ter um efeito benéfico a médio prazo. Talvez consigamos evitar a grande epidemia de nascimento de bebês com microcefalia esperada para a Região Sudeste", completou Maierovitch.

Segundo informações do MS, uma em cada cinco cidades adotou salas ou comitês municipais de coordenação e controle para o combate ao Aedes aegypti, vetor de dengue, da febre chikungunya e do vírus da zika. Em todo o país, foram 1.094 municípios, 143 (64%) deles estão entre os 223 locais com incidência de dengue igual ou superior a 100 casos por 100 mil habitantes - e com população igual ou superior a 50 mil pessoas. Dados também preliminares do boletim de microcefalia indicam que no Nordeste o número de nascimentos de bebês com a má-formação começa a cair. Até dia 9, haviam sido confirmados 1.113 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita.

Fonte: O Estado de São Paulo

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!