Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
20 de abril de 2016
Sesap registra três mortes por h1n1 no Rio Grande do Norte

A Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirma a morte de três pessoas vítimas do vírus h1n1, nos registros até o dia 16 deste mês. A Sesap registra seis casos confirmados da doença no Rio Grande do Norte e aponta 69 casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) - desses, seis foram confirmados como Influenza A (h1n1), um foi confirmado para Influenza A h3n2, 47 estão em investigação e 15 foram descartados para Influenza e para vírus respiratórios.

Entre os 69 casos notificados para srag, 17 evoluíram para o óbito, e dos seis oficialmente confirmados para h1n1, que resultaram em três mortes. A confirmação dos casos se dá por isolamento viral (técnica de Reação em Cadeia de Polimerase/rt-PCR), a partir de amostra de secreção nasofaríngea. No caso do Rio Grande do Norte, estas amostras são processadas no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).

O município de Natal registrou o maior número de casos notificados para srag, com 35 residentes neste município. De modo geral, foram registrados 68 notificações de residentes em municípios do Rio Grande do Norte e um caso notificado de SRAG residente no município de São Paulo (SP). A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda (gripe), transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da fala, tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Fonte: Tribuna do Norte Online

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!