20 de abril de 2016
Sesap registra três mortes por h1n1 no Rio Grande do Norte
A Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirma a morte de três pessoas vítimas do vírus h1n1, nos registros até o dia 16 deste mês. A Sesap registra seis casos confirmados da doença no Rio Grande do Norte e aponta 69 casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) - desses, seis foram confirmados como Influenza A (h1n1), um foi confirmado para Influenza A h3n2, 47 estão em investigação e 15 foram descartados para Influenza e para vírus respiratórios.
Entre os 69 casos notificados para srag, 17 evoluíram para o óbito, e dos seis oficialmente confirmados para h1n1, que resultaram em três mortes. A confirmação dos casos se dá por isolamento viral (técnica de Reação em Cadeia de Polimerase/rt-PCR), a partir de amostra de secreção nasofaríngea. No caso do Rio Grande do Norte, estas amostras são processadas no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).
O município de Natal registrou o maior número de casos notificados para srag, com 35 residentes neste município. De modo geral, foram registrados 68 notificações de residentes em municípios do Rio Grande do Norte e um caso notificado de SRAG residente no município de São Paulo (SP). A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda (gripe), transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da fala, tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Fonte: Tribuna do Norte Online