20 de abril de 2016
Aproxima-se para oito mil o número de desabrigados no Uruguai em temporal
O número de desabrigados por um forte temporal no Uruguai duplicou e já chega a quase 8.000 nesta terça-feira, 19, segundo a última atualização do Serviço Nacional de Emergência (Sinae). As chuvas e ventos que atingem o país desde sexta-feira,15, já tiraram a vida de oito pessoas.
No total, são 7.920 as pessoas desabrigadas - evacuadas pelas autoridades ou que abandonaram suas casas por iniciativa própria - em 18 dos 19 departamentos (províncias) do país após a passagem de um tornado devastador e de fortes precipitações que inundaram várias zonas do território uruguaio, de acordo com os dados do Sinae.
Na sexta-feira, um tornado arrasou a cidade de Dolores (265 km ao oeste de Montevidéu) e matou cinco pessoas, além de deixar cerca de 200 feridos em diferentes graus de gravidade. Outras três pessoas morreram arrastadas pelas águas em diferentes localidades do país. O governo criou uma Junta Nacional de Riscos para dar início à reconstrução de Dolores. As iniciativas privadas para recolher doações se multiplicam em todo o país, diante do impacto que provocaram as imagens de destruição, principalmente em Dolores, mas também em Colonia e distritos submersos como Canelones e San José.
Fonte: Agence France-Presse