Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
03 de maio de 2016
AP registra 170 casos de chikungunya nos quatro primeiros meses de 2016

O Amapá fechou os primeiros quatro meses de 2016 com 170 casos registrados da febre chikungunya, sendo 132 somente na capital, Macapá. Os números são da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), que acredita existir uma quantidade maior no total de casos por causa da maioria dos pacientes com sintomas não procurar os postos de saúde. O chefe da Vigilância, Emanoel Bentes, avalia que a falta de uma rede coordenada de notificações e coleta de sangue para os exames dentro das unidades de saúde limita um maior número de registros. Durante todo o ano de 2015, o Amapá teve 997 casos da febre.

“Não tem acolhimento diferenciado, quando chega com os sintomas não há disponibilidade de consulta. As unidades não coletam amostras de sangue para enviar ao Lacen [Laboratório Central do Estado] e só recomendam que o cidadão espontaneamente procure o laboratório. E não vai, pois demanda transporte”, disse Bentes ao Bom Dia Amazônia desta segunda-feira (2). Dos 132 casos com registro em Macapá, sete deles são considerados autóctones, quando a contaminação acontece na região do caso. Os de 2016 já superam os do ano passado, quando cinco casos foram classificados na capital.

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2016/05/ap-registra-170-casos-de-chikungunya-nos-quatro-primeiros-meses-de-2016.html

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!