Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
03 de maio de 2016
Dengue desacelera, mas casos de gripe disparam em Minas

O surto de dengue no estado – que até o momento já registrou 371.275 casos prováveis e 62 óbitos – começa a dar sinais de desaceleração. Dados do MS e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) apontam retração no número de novos casos em Minas. A redução vem desde março na comparação com fevereiro (4,56%) e chegou a 77,7% se comparados os primeiros 25 dias de abril com o registro do mês passado.

A queda, tida como natural para o período, devido à baixa nas temperaturas e à menor incidência de chuvas, não significa, no entanto, que é possível relaxar o nível de alerta na saúde. Com 87 casos graves de influenza e aumento no número de mortes pela doença até este mês (23 vítimas, 14 delas por h1n1) em relação a todo o ano passado (15), começa um novo desafio: proteger a população das infecções respiratórias características do outono e inverno, a exemplo da gripe h1n1, e ainda permanecer vigilante quanto ao Aedes aegypti.

O diretor de Vigilância Claudio Maierovitch, do MS, , explica que desde o fim de fevereiro vem observando redução no número de casos e que essa é uma tendência esperada para as próximas semanas, devido a ações de combate ao Aedes aegypti. Campanário, que já foi apontada como a “capital da dengue” em Minas – por apresentar, por mais de um mês, maior incidência entre todas as cidades brasileiras com população menor que 100 mil habitantes –, não ocupa mais o posto no ranking e nas quatro últimas semanas não registrou nenhum diagnóstico de dengue.

Fonte: Estado de Minas

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!