03 de maio de 2016
Organização Pan-Americana reforça parceria para combater arboviroses
Com o objetivo de fazer uma ponte e facilitar a ligação entre o governo do estado, a Prefeitura do Recife e as instituições financeiras, uma delegação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), formada por três integrantes, está em Pernambuco. A visita também tem como meta reforçar parcerias técnicas, acompanhar novas descobertas e conhecer melhor as formas de enfrentar as arboviroses.
Os representantes da organização se reuniram nesta terça-feira (3), no Recife. De acordo com a delegação, a entidade ajuda a traçar recomendações de cuidados com as crianças portadoras de microcefalia e pode mostrar como fazer o diagnóstico do vírus da zika e o controle do mosquito."Queremos mostrar também que temos a possibilidade de ajudar a criar alianças, parcerias com agências financiadoras. Estamos sempre dispostos a ajudar caso haja um doador interessado”, informou o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Opas e da Organização Mundial de Saúde (OMS), Marcos Espinal.
"O intuito deles é saber a situação atual. O que nós estamos vendo é uma diminuição no número de casos de zika, mas ainda uma presença bem importante no estado da chikungunya. Por isso, o fortalecimento desses laços é extremamente importante", frisou o secretário estadual de saúde, Iran Costa. O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, está colocando o município como "cidade laboratório". "Nós temos apresentado essa ideia. Estamos dispostos a testar novas tecnologias, novos métodos para combater o mosquito e essa presença da Opas e da OMS, certamente, é um caminho que nos coloca mais perto desses recursos", acredita.
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/05/organizacao-pan-americana-reforca-parceria-para-combater-arboviroses.html