29 de abril de 2016
Secretaria de Saúde de Tucuruí confirma dois casos de microcefalia, PA
Dois bebês nasceram com microcefalia em Tucuruí, no Pará. Os casos foram divulgados nesta quarta-feira (27) e as mães e os bebês serão transferidos para Belém para receber acompanhamento. O secretário de saúde Charles Tocantins disse que os casos deixam o município em alerta. "Apesar disso, o Pará já tem mais de 40 casos suspeitos sendo que mais de 20 casos estão confirmados de microcefalia", afirma.
Em 2016, 48 pessoas pegaram zika no Pará entre os meses de janeiro até o dia 18 de abril. O número é maior que o registrado em todo o ano de 2015, quando 42 casos foram registrados.O tema foi discutido em um congresso médico realizado em Belém nesta quarta-feira (27).
A infectologista Maria Ângela Rocha participou do encontro, ela foi a primeira a relacionar o vírus zika à microcefalia em bebês e alertou sobre a importância de estar sempre vigilante. "É uma doença que a gente achava que era mais leve, mas as repercussões são leves para os adultos, mas ao feto ela gera um sério comprometimento com lesões irreversíveis", pontuou. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em 2016 apenas um caso de microcefalia relacionado ao vírus da zika foi confirmado. Outros 35 ainda estão sendo investigados.
Saiba mais: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/04/secretaria-de-saude-de-tucurui-confirmou-dois-casos-de-microcefalia.html