28 de abril de 2016
China envia ajuda humanitária ao Equador
A ajuda no valor de 60 milhões de yuans (cerca de 9,5 milhões de dólares) vieram em quatro aviões carregados de ajuda humanitária e chegaram na quarta-feira, 27 ao Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, em Quito, capital do Equador. Mais um avião de carga vai chegar ao Equador na tarde desta quinta-feira, 28.
O auxílio, que se consiste em 5,4 mil tendas, 10 mil camas dobráveis dentre outros suprimentos, foi imediatamente enviado para Manta, destruído pelo terremoto, e vai abrigar os refugiados por vários meses. A primeira vice-presidente da Assembleia Nacional do Equador, Rossana Alvarado, o ministro da Defesa, Ricardo Patino, e o ministro das Relações Exteriores, Guillaume Longo, saudaram a chegada dos aviões de carga da Air China no aeroporto.
O embaixador chinês Wang Yulin, disse que a China ficou chocada com a tragédia. Com a entrega da ajuda, a China deseja expressar a sua solidariedade ao governo equatoriano e ao seu povo. Esta ajuda é adicional aos dois milhões de dólares doados na semana passada pelo governo chinês ao Equador, juntamente com 100 mil dólares doados pela Cruz Vermelha da China. Rossana Alvarado agradeceu :"a ajuda do seu país é muito importante para aliviar o desastre deixado pelo terrível terremoto", disse ela.
O terremoto de 7,8 graus de magnitude que atingiu a costa pacífica do Equador em 16 de Abril, causou grandes perdas de vidas humanas e danos materiais no país sul-americano. De acordo com as autoridades equatorianas, o número de mortos subiu para mais de 650 e cerca de sete mil edifícios foram destruídos.
Fonte: People’s Daily Online