26 de abril de 2016
Prefeitura de Araras terceiriza exames da dengue e resultado sai em 2 dias
Algumas cidades podem agilizar o resultado dos exames para identificar os pacientes com dengue, vírus da zika ou chikungunya. Em Araras (SP), por exemplo, foram comprados kits que são enviados para laboratórios particulares e o resultado sai em dois dias úteis. Cada exame custa R$ 19,80. Já São Carlos, ainda é preciso esperar o Instituto Adolfo Lutz (IAL) para confirmar ou não a doença. A falta de kits, entretanto, prejudica a agilidade, informou o instituto.
A Prefeitura de Araras terceirizou o serviço laboratorial e, por isso, desde o começo do ano dengue a administração municipal paga laboratórios da rede particular para ter os resultados em poucos dias. "Para o instituto, nós realmente só mandávamos os casos graves, de gestantes. O município sempre usou nosso laboratório terceirizado, aí eu consigo agilidade no resultado da sorologia", informou a chefe de endemias, Luciana Bianco.
A cidade também conta com os chamados testes rápidos, mas só em casos especiais. "Para crianças menores de dois anos, idosos a partir de 65 anos, pacientes com alguma doença crônica. Então para essas pessoas, até o terceiro dia do sintoma, também existe a possibilidade de realizar o teste rápido", garantiu a chefe de endemias.
Saiba mais.