Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
10 de maio de 2016
Pesquisadores querem mapear reação do corpo contra o vírus

Cientistas brasileiros, ingleses e americanos se uniram em um estudo para mapear a resposta imunológica humana contra o zika vírus. Essa reação continua, até o momento, desconhecida pela ciência. Os resultados poderão servir de base, no futuro, para a produção de uma vacina.

O trabalho será desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, pelo pesquisador inglês Daniel Altmann, do Departamento de Medicina do Imperial College (Reino Unido), e pelo norte- americano William Kwok, do Instituto de Pesquisa Benaroya (Seattle, Estados Unidos). Os três centros de pesquisa concentrarão esforços para entender o que leva algumas pessoas infectadas a serem mais resistentes ao zika vírus, enquanto outra parcela de infectados desenvolve graves sintomas.

O professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da FMRP, João Santana da Silva, coordenador do projeto no Brasil, explica que, entendendo como ocorre essa resposta imune, pode-se “intervir de forma a controlar a resposta da população mais suscetível ao vírus e fazer com que essas pessoas fiquem resistentes, chegando-se, assim, a uma vacina”.
 

Apesar de acreditar que a resposta imune do organismo ao zika vírus seja completamente diferente da resposta à dengue, Santana da Silva diz que a experiência que já possuem com a dengue deve tornar mais rápida a construção de uma vacina contra o zika.

Fonte: Zero Hora
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!