11 de maio de 2016
Mais de 600 pessoas tiveram diagnóstico positivo para o zika em Manaus, diz Semsa
Dados da Secretaria apontam que dos 664 casos da doença, 74% foi confirmado pelo critério médico e apenas 169 pacientes tiveram a comprovação pelos exames laboratoriais. Umas 1.323 pessoas aguardam o diagnóstico para a doença. Ao todo, 3.462 notificações de suspeita do zika vírus já foram registradas na capital amazonense.
“O médico avalia os sintomas, se são os mesmos do zika e se aquela pessoa reside em uma área que já foi identificada o vírus, aqui em Manaus. A maioria está sendo avaliada segundo o critério clínico-epidemiológico, até pela restrição do exame laboratorial. Não tem como fazer em todo mundo, a prioridade são as gestantes e pacientes que tiveram manifestação neurológica”, disse o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque.
"Sensação de paralisia e outras complicações neurológicas podem ser associadas ao zika e, por isso, de acordo com o presidente, os pacientes entram no grupo prioritário. Os casos, no entanto, “são muito raros”, segundo ele.
Saiba mais.