Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
11 de maio de 2016
Tratamento reduz problemas de visão em bebês com microcefalia

Com o crescente número de bebês portadores de microcefalia associada ao zika vírus no país, aumenta a preocupação com as sequelas provocadas pela doença. Uma delas é relacionada a problemas oculares, que podem ser minimizados com tratamento adequado, de acordo com o neuropediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Rafael Guerra Cintra. “A estimulação precoce da visão tem como objetivo minimizar os comprometimentos visuais”, esclarece o especialista.
Segundo o neuropediatra, até o momento não há exames que façam o prévio diagnóstico. Por isso, é fundamental que os pais acompanhem o desenvolvimento e reações dos filhos.

“A família deve observar se os bebês estão com o olhar fixo em objetos coloridos e luminosos ou mesmo no rosto da mãe enquanto amamentam, por exemplo,” orienta Rafael Guerra. Nestes casos, o especialista recomenda que a criança seja levada a um oftalmologista para exames mais detalhados e detecção do grau da lesão. “Possivelmente sejam casos irreversíveis. De acordo com o local comprometido, pode ser constatada a cegueira permanente”, afirma.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!