Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
11 de maio de 2016
Dados mostram que zika vírus sobrevive mais tempo na urina do que no sangue

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) atualizou as diretrizes de seus exames de diagnóstico para o zika vírus nesta terça-feira, 10, baseados em dados que mostram que o zika pode ser encontrado em níveis maiores ou sobreviver por mais tempo na urina do que no sangue.

A agência recomenda agora que seu teste preferido, chamado de zika vírus RT-PCR, seja realizado com urina coletada menos de 14 dias após o indivíduo suspeito de ter a doença começar a exibir sintomas. O teste deve ser realizado juntamente com um exame de sangue se as amostras forem coletadas menos de sete dias após o surgimento de sintomas, disse o CDC.

Um resultado positivo em qualquer um dos casos já é indício suficiente de infecção, afirmou a agência. As recomendações do CDC para os exames de sangue para zika e outros procedimentos não sofreram alterações. O surto está se disseminando por grande parte da América Latina e do Caribe, e o Brasil é o país mais afetado até o momento. Autoridades de saúde no Brasil e nos EUA concluíram que as infecções de zika em gestantes podem causar microcefalia, uma má-formação craniana que pode provocar problemas de desenvolvimento. O vírus também está ligado a uma variedade de enfermidades debilitantes.

Fonte: Reuters Focus
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!