Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
11 de maio de 2016
Peritos europeus estudam em Angola implicações da epidemia de febre-amarela

Peritos médicos da União Europeia (UE) estão em Angola para "compreender" a epidemia de febre-amarela que em cinco meses matou quase 300 pessoas, sobretudo em Luanda, nomeadamente para "avaliar as implicações para a Europa". A missão integra peritos da Alemanha, Portugal e Bélgica, elementos da Comissão Europeia e especialistas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, ao abrigo do Corpo Médico Europeu (EMC), lançado em fevereiro deste ano.

A epidemia de febre-amarela que atinge Angola provocou 293 mortos - até 05 de maio - e 2.267 casos suspeitos em quase cinco meses, segundo o mais recente boletim oficial sobre a doença. "Estamos a destacar uma primeira equipa de peritos na área da saúde pública. Estas ações complementarão os esforços desenvolvidos pelo Governo angolano e serão desenvolvidas em estreita colaboração com a OMS e outros parceiros internacionais no terreno, para lidar com o surto de febre-amarela. Juntos, podemos compreender e deter melhor e mais rapidamente o surto", explica o Comissário Europeu responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, citado na nota.

"A equipa de peritos médicos tem como objetivo promover uma melhor compreensão da epidemiologia da doença, avaliar os riscos de propagação regional e internacional, as implicações para a Europa e para os europeus que viajam na região, e analisar formas de transferir conhecimentos mais especializados para Angola, nos seus esforços de atenuação", conclui a mesma nota.

Fonte: Agência Lusa
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!