Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
12 de maio de 2016
Filhotes de camundongo nascem com cérebro danificado devido ao zika

Ao infectar fêmeas de camundongos grávidas com o vírus zika, cientistas brasileiros constataram que a doença é capaz de produzir efeitos semelhantes à microcefalia humana nos filhotes. É a demonstração mais clara até agora de que o vírus provavelmente é uma das causas da epidemia de má formações congênitas no sistema nervoso detectada no país a partir do ano passado. Os dados estão saindo em artigo na revista científica "Nature", uma das mais importantes do mundo. Entre os autores do estudo estão Patricia Beltrão-Braga e Jean Pierre Peron, ambos da USP, e Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia em San Diego.

Seguindo regras estabelecidas pela comunidade científica internacional, que tem recomendado a divulgação de dados experimentais sobre o zika o mais rápido possível, antes mesmo que eles sejam revisados formalmente, dois outros grupos de pesquisadores brasileiros publicaram na internet versões preliminares de estudos importantes sobre o tema nesta semana. O grupo da UFRJ, liderado por Rehen, analisou os genes humanos que o zika parece manipular quando infecta as células, verificando que ele atrapalha a transformação de células precursoras em neurônios maduros - fator que deve estar ligado ao cérebro menor dos bebês infectados.

Outro estudo, feito por pesquisadores da USP liderados pelo virologista Paolo Zanotto, acompanhou uma mãe de 32 anos de Santos (SP) cujo bebê nasceu com microcefalia. Ocorre que a mãe também tinha sido infectada antes com doenças como dengue, herpes, citomegalovírus e toxoplasmose (as três últimas doenças estão associadas a má formações congênitas).

Fonte: Folha da Manhã
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!