Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
13 de maio de 2016
SC tem primeiro caso de zika vírus transmitido dentro do estado, diz Dive

Santa Catarina teve o primeiro caso de zika vírus contraído dentro do próprio estado. A doença foi transmitida dentro de Chapecó, no Oeste catarinense, conforme o boletim divulgado nesta terça-feira (10) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Segundo a Dive, o estado tem 36 casos confirmados de zika vírus em 2016. Desses, 33 foram contraídos fora de Santa Catarina e dois são investigados para saber o local de origem, além da transmissão dentro de Chapecó.

Foram identificados casos em Armazém, Balneário Camboriú, Belmonte, Biguaçu, Braço do Norte, Brusque, Camboriú, Chapecó, Cunha Porã, Florianópolis, Itajaí, Ipuaçu, Jaguaruna, Luiz Alves, Maravilha, Paraíso, Pomerode, São João do Sul, São José, São Francisco do Sul, Tigrinhos, Tubarão, Urussanga, Videira e Xanxerê.

Os casos contraídos fora do estado tiveram como prováveis locais de infecção Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rondônia, São Paulo e Sergipe. Em 2015, foram registrados 10 casos de zika vírus em Santa Catarina, todos contraídos fora do estado.

Sobre dengue - A primeira morte por dengue grave registrada em Santa Catarina foi confirmada no dia 24 de março em exame feito pelo Instituto Adolpho Lutz de São Paulo. A Dive também investiga a morte de um jovem de 23 anos em Concórdia, no Oeste catarinense, que teve o exame positivo para dengue. Em Florianópolis, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou em 22 de março um caso importado de dengue hemorrágica na capital. O paciente contraiu a doença em viagem à Argentina

Sobre chikungunya - Há 48 casos de febre de chikungunya no estado. Desses, 46 foram contraídos fora do estado e dois são investigados para saber o local de origem. Os casos contraídos fora do estado tiveram como prováveis locais de infecção Paraná, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio de Janeiro.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!