Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
13 de maio de 2016
Vacina contra malária protege 55% dos adultos durante mais de um ano

Uma potencial vacina contra a malária revelou-se eficaz a proteger adultos da infecção durante mais de um ano, revela um estudo publicado este mês na revista científica Nature Medicine. As conclusões agora publicadas resultam de ensaios clínicos de fase 1 realizados por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, com a vacina PfSPZ, desenvolvida e produzida pela farmacêutica Sanaria Inc., com apoio do Instituto Nacional para a Alergia e Doenças Infecciosas, dos EUA.

Segundo um comunicado da Universidade de Maryland, esta vacina é a primeira a revelar proteção de alto nível contra a malária por um período tão longo. No ensaio clínico, os cientistas expuseram um pequeno número de voluntários adultos saudáveis ao parasita 'Plasmodium falciparum' ('P. falciparum'), que provoca a forma mais grave da malária, num ambiente controlado.

Este parasita é transmitido aos humanos através da picada de fêmeas infetadas de mosquito.A vacina PfSPZ consiste em 'P. falciparum' vivo atenuado, no seu estádio de desenvolvimento mais precoce.Estudos anteriores já tinham demonstrado que a vacina funcionava até três semanas depois da imunização, pelo que o estudo agora publicado pretendia analisar os efeitos de mais longo prazo.

O combate à doença passa por uma diversidade de estratégias, incluindo a prevenção, através do uso de redes mosquiteiras impregnadas de inseticida e pulverização do domicílio, assim como pelo diagnóstico e tratamento dos casos confirmados com medicamentos anti maláricos.Ainda não existe qualquer vacina para a doença, embora recentemente a Organização Mundial de Saúde tenha aprovado a realização de estudos piloto da candidata mais avançada.

Fonte: Agência Lusa
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!