Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
18 de maio de 2016
Vacina contra H1N1 está em falta também na rede particular, Bom dia Brasil

APRESENTADOR CHICO PINHEIRO: Foi uma série de saúde pública, saiu ontem um novo balanço do Ministério da Saúde com os números da gripe H1N1 em todo o Brasil. Olha só. Vamos ver aqui, olha, esse ano, até o dia 09 de maio foram registrados 2.375 casos de gripe H1N1; 470 pessoas morreram por causa desse vírus da gripe. O estado que tem o maior número de mortes é de São Paulo, 223 mortes. Depois aparecem o Rio Grande do Sul, com 39, Goiás, com 26, e Paraná, com 24 mortos.

APRESENTADORA ANA PAULA ARAÚJO: E no meio desses números assustadores, a gente vem mostrando aqui no Bom Dia Brasil a dificuldade de muita gente para se vacinar contra a gripe. Não só na rede pública, não. Em pelo menos sete estados está faltando vacina nas clínicas particulares.

REPÓRTER MAURO ANCHIETA: Esta rede particular de laboratórios do Paraná aplicou, em abril, mais de 20 mil doses da vacina contra a H1N1 em adultos, e de lá para cá não recebeu novos lotes, só tem vacina para criança.

GERENTE DO LABORATÓRIO/SÍLVIA KELM: A demanda foi muito grande em todo o país. Então, a gente não tem mais de onde trazer essas doses e, consequentemente, aplicar nos nossos clientes.

REPÓRTER MAURO ANCHIETA: O medicamento também falta em outros laboratórios e clínicas de Curitiba.

CONSULTOR EMPRESARIAL/JAMESON MOREIRA: Infelizmente acabou, não é? A gente está à procura, está em outros lugares aí, mas não encontra mais na cidade.

REPÓRTER MAURO ANCHIETA: As clínicas particulares de Aracaju enfrentam o mesmo problema.

ENTREVISTADA: Nós não temos disponível, atualmente, a vacina da gripe por conta dos fornecedores, que não têm para fornecer para nós.

REPÓRTER MAURO ANCHIETA: Em Salvador, esta clínica só tem 50 doses para adultos e todas vendidas. A caixa é identificada com o nome do cliente, para não ter confusão, são as últimas vacinas do estoque.

GERENTE DA CLÍNICA/THARITA TEIXEIRA: De março até abril nós já vendemos mais do que a quantidade total que vendemos no ano de 2015.

REPÓRTER MAURO ANCHIETA: Quantas doses vocês venderam nesses dois meses?

GERENTE DA CLÍNICA/THARITA TEIXEIRA: Vendemos quase seis mil doses.

REPÓRTER MAURO ANCHIETA: Esta outra clínica de imunização, em Salvador, recebeu em abril duas mil doses da vacina contra o H1N1, mas o lote não durou nem um mês. Muita gente veio aqui, teve sorte de encontrar, centenas entraram em listas de espera, a procura superou todas as previsões. Em um dia, a clínica chegou a vacinar quase 900 pessoas. Já faz um mês que dona Marli tenta se proteger da gripe, disposta a pagar até R$ 160 pela dose, mas só ouve não como resposta.

ARQUITETA/MARLI SAMPAIO: Está muito difícil. Eu ligo antes, vou às clínicas, não consigo encontrar vacina. E estou sem tomar vacina até hoje.

REPÓRTER MAURO ANCHIETA: Os laboratórios estrangeiros que fornecem a vacina para a rede privada reconheceram que estão sem estoque. Eles alegam que o medicamento leva de quatro a seis meses para ser produzido, e que a procura este ano cresceu muito além do esperado; não há previsão para o envio de novos lotes. É tudo que Edson e a família não queriam ouvir.

FUNCIONÁRIO PÚBLICO/EDSON LIMA: Muito preocupado, muito, mas não tem outro jeito, não é? Não tem, a gente procura não acha, tem que esperar.

APRESENTADORA ANA PAULA ARAÚJO: É esperar, se é que vai chegar essa vacina, não é? O Ministério da Saúde informou que mais de 35 milhões de brasileiros já foram vacinados e que isso representa 71% do público alvo da campanha, que vai até sexta-feira agora
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!