Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
18 de maio de 2016
OMS anuncia reunião de emergência para avaliar gravidade da epidemia de febre amarela

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje, 18, a realização na quinta-feira de uma reunião de emergência para avaliar o grau de gravidade da epidemia de febre-amarela, que no caso de Angola já provocou cerca de 300 mortos. O objetivo da reunião dos peritos da OMS é analisar se o surto de febre-amarela deve ser declarado emergência de saúde pública, à semelhança do que aconteceu nos casos de ebola na África Ocidental e com o vírus zika na América Latina.

Citado pela agência France-Presse, o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, disse que os especialistas da organização vão "reforçar a ideia" de que a situação é "muito grave" e que "todos devem ser vacinados", para diminuir o risco de disseminação da doença para os países vizinhos.

Em Luanda, em declarações hoje à agência Lusa, a médica da Direção Nacional de Saúde Pública, Filomena Wilson, disse que a próxima fase de vacinação contra a febre-amarela vai abranger as províncias fronteiriças, para evitar a propagação internacional.

Angola enfrenta, desde dezembro de 2015, uma epidemia de febre-amarela, que já provocou 293 mortos, estando as autoridades sanitárias do país, com o apoio de organismos internacionais, a tomar várias medidas para o combate à doença, nomeadamente a vacinação, as investigações epidemiológicas e entomológicas em áreas onde foram confirmados casos.

Fonte: Agência Lusa
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!