18 de maio de 2016
Madeira é zona de "alto risco" nos próximos meses para zika
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou o arquipélago da Madeira como um ponto de alto risco para um surto de zika. Esta organização deixou ainda um aviso à Europa, afirmando que o vírus se pode espalhar nos próximos meses no continente, aproveitando as temperaturas mais quentes.
A organização indicou esta quarta-feira,18, que há um risco baixo a moderado de um surto de zika na Europa, mas que zonas como a Madeira ou os países à volta do Mar Negro devem aumentar os níveis de prevenção da doença.Apesar de assegurar que dois terços dos países têm risco quase nulo de transmissão do vírus, no resto da Europa o risco é moderado. “Pedimos aos países com maior risco para reforçarem as suas capacidades nacionais e darem prioridade à prevenção de um surto de zika”, disse Zsuzsanna Jakab, directora regional da Organização Mundial de Saúde na Europa.
Devido ao surto de dengue que aconteceu na Madeira, em 2013, a OMS identifica o arquipélago como uma região de risco. A OMS informou que o vírus se está a espalhar por todo o continente africano.
Fonte: Diário Económico Online