19 de maio de 2016
Número de casos de caxumba aumenta este ano em São Paulo
O número de casos de caxumba na cidade de São Paulo já chegou a 346 até o dia 14 de maio, enquanto no mesmo período do ano passado foram registrados 68 casos. Em 2015 foram 275 casos, de acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA). Os casos individuais não são de notificação compulsória, porém os surtos são. Neste ano foram 48 surtos, sendo 20 em escolas e 17 em empresas. Os restantes ocorreram em cinco residências, um hospital e outras instituições.
Segundo a Covisa, considera-se surto de caxumba a ocorrência de dois ou mais casos em uma mesma instituição. Os surtos podem ocorrer em qualquer período do ano, mas são mais frequentes no inverno e na primavera, e frequentar lugares populosos facilita o contágio, já que a doença é infecciosa e o vírus é transmissível pelo ar. “A caxumba é uma doença imuno previsível, então, todas as vezes que identificamos um surto, as pessoas que estão próximas, e não tem registro de vacina na carteira, são imunizadas”, disse a coordenadora da Covisa, Rosa Nakasaki.
Ainda não há uma conclusão sobre o motivo do aumento de casos. Uma das hipóteses é a de que as pessoas não estejam vacinadas e a outra é a possibilidade de a vacina não dar imunidade para a vida toda. “Assim, é preciso a cada determinado período tomar a vacina novamente. Nesse momento, questionamos se a imunidade duradoura da vacina da caxumba está de fato acontecendo. A comprovação demandará estudos.”
Fonte: Agência Brasil