19 de maio de 2016
Governo confirma 15 mortes por H1N1 no Espírito Santo
O Espirito Santo registrou 15 casos confirmados de morte por h1n1 entre 3 de janeiro e 16 de maio. Outros 40 casos de morte por causa do vírus estão sob investigação. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta terça-feira (17). Já foram notificados 453 casos de síndrome respiratória aguda grave no estado, que inclui as gripes A, com os subtipos h1n1, h3n2, e B. Deste total, 79 casos de h1n1 foram confirmados por exames laboratoriais.
A Sesa orienta que a população fique atenta a medidas de prevenção do contágio: lavar sempre as mãos com água e sabão; evitar colocar as mãos no rosto, em especial na boca e no nariz; e ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel.
Tanto a influenza A (h1n1) quanto a influenza sazonal (gripe comum) são causadas por subtipos do vírus influenza. Os sintomas são os mesmos: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e mal-estar, caracterizando uma síndrome gripal. Quando o paciente apresentar estes sintomas e estiver com dificuldade para respirar, a orientação é procurar um serviço médico.
Saiba mais.