20 de maio de 2016
Campanha de vacinação contra gripe termina hoje sem que doses tenham sido suficientes
APRESENTADOR CHICO PINHEIRO: Aqui, a gente está com encrenca ainda com o problema da gripe. Olha, vai acabar hoje a campanha de vacinação contra a gripe e, em muitas cidades, nem o grupo de risco conseguiu tomar a vacina. Quer ver só? Vamos falar com os nossos repórteres. Graciela Andrade está aqui no interior de São Paulo. Graciela, bom dia. O caso daí, muita gente não conseguiu.
REPÓRTER GRACIELA ANDRADE (AO VIVO): Isso mesmo, Chico, bom dia pra você, bom dia a todos. Aqui em são José do Rio Preto, as doses da vacina acabaram no começo da semana. Nenhum dos 26 postos está vacinando hoje contra a gripe. A prefeitura admite que sete mil pessoas que fazem parte do grupo de risco ainda não foram imunizadas. O governo do estado anunciou a compra de um novo lote, com mais de um milhão de doses, e garantiu que vai distribuir aos municípios na semana que vem. Vamos aguardar então. A preocupação aqui é grande. O noroeste paulista registrou, só neste ano, 43 mortes e 400 casos de gripe H1N1. Chico é com você.
APRESENTADOR CHICO PINHEIRO: Ok, Graciela. Então, São José do Rio Preto, o negócio, olha, por lá é lavar a mão, por enquanto, lavar bem a mão e evitar ambientes fechados. Mas o problema acontece também em Salvador. Andreia Silva está lá. Não tem mais vacina aí, Andreia?
REPÓRTER ANDREA SILVA (AO VIVO): Isso Chico, bom dia. Essa notícia deixou muitos baianos preocupados, viu? Trinta e um casos de gripe H1N1 já foram registrados aqui em Salvador, com cinco mortes. Noventa e três por cento do público-alvo foi atendido. O resultado entre as grávidas ficou muito abaixo da meta. Não tem vacina mais, nem nas clínicas particulares. Nos postos restam 30 mil, mas apenas para as crianças que precisam de uma segunda dose. A Secretaria de Saúde diz que já pediu novas doses, mas ainda não recebeu uma resposta do Ministério da Saúde. Chico.
APRESENTADOR CHICO PINHEIRO: Tem que dar uma resposta, não é Andreia, porque saúde é direito do cidadão, é dever do Estado, está na Constituição. E não é cumprida também em Aracaju. Aracaju está em alerta. Nem 60% das pessoas foram vacinadas. Lanne Pacheco, bom dia.
REPÓRTER LANNE PACHECO (AO VIVO): É isso mesmo, Chico. Bom dia pra você, bom dia a todos. Aqui em Aracaju, só conseguiu alcançar 59% do público-alvo. Aqui até tem vacina, mas as pessoas acabam deixando pra última hora e não conseguem se vacinar, e isso também aconteceu no ano passado. Para atrair a população, a Secretaria de Saúde montou hoje uma blitz de vacinação em vários bairros de Aracaju. Olha, infelizmente, outras oito cidades aqui de Sergipe também não conseguiram alcançar essa meta mínima de 60%. Tem lugar que não vacinou nem mesmo 30% do público-alvo. Vale lembrar que Sergipe registrou 11 casos de H1N1. É com você, Chico.
APRESENTADOR CHICO PINHEIRO: Pois é, a vacina tem que chegar nos lugares, não é Lanne. Vamos a Goiânia, com Cassiano Rolim, porque o grupo de risco não consegue vacina por aí. Cassiano, bom dia.
REPÓRTER CASSIANO ROLIM: Não está fácil, Chico. Bom dia. Mesmo quem chega com atestado de saúde comprovando uma doença crônica, não consegue a dose. É o caso do seu Júlio, que tem câncer. Ele procurou os postos de saúde, mas não conseguiu a vacina. A Secretaria de Saúde disse que já atingiu a meta desses dois grupos, por isso, está usando as últimas 20 mil doses para aumentar o índice de imunização de idosos, mulheres que acabaram de dar à luz e crianças. Chico, Ana Paula.
APRESENTADORA ANA PAULA ARAÚJO: Ok, obrigada, viu, pelas informações, direto aí de Goiânia.
Fonte: Bom Dia Brasil