23 de maio de 2016
Secretaria da Saúde confirma primeiro surto de zika vírus em Porto Alegre, RS
O surto de zika vírus na vila Tio Zeca, localizada no bairro Farrapos, foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre. Até o momento, cinco casos autóctones já foram registrados, sendo quatro em pacientes do sexo masculino, com idades de 4, 11, 12 e 31 anos, e uma mulher, não gestante, de 38 anos.
Outras 11 pessoas moradoras da localidade também apresentaram sintomas de doenças exantemáticas (com manchas na pele) e aguardam o resultado do exame para confirmar o vírus.
Além disso, a capital tem 11 casos importados de zika. De acordo com o José C. Sangiovanni, assessor da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, a situação é de grande relevância, pois é a primeira transmissão dentro da cidade. Desde o final do mês passado, quando surgiu a suspeita de zika no bairro Farrapos, o controle vetorial está sendo realizado na localidade. "Estamos montando um quebra-cabeça, com a procura de mais casos, percorrendo as casas e perguntando por pessoas que apresentem o sintoma. A circulação acontece a partir de casos importados nas proximidades", afirma Sangiovanni. Segundo ele, a capital deve passar por uma situação desafiadora no final deste ano e em 2017, com o aumento tanto de ocorrências de zika quanto da febre chikungunya, que apresenta 14 casos importados já confirmados na cidade.
O motivo são os ciclos epidemiológicos da doença no país. Como a dengue apresentou grande circulação em 2015, no próximo ano deve haver redução. A situação será a oposta para as outras duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Saiba mais.