30 de maio de 2016
Febre-amarela na origem de casos suspeitos na província angolana da Lunda Norte
A febre-amarela está na base do aumento de casos de síndrome febril na região do Guango, província angolana da Lunda Norte, confirmaram análises feitas pelo Laboratório Nacional de Saúde pública, em Luanda.
O diretor provincial de saúde da província da Lunda Norte, Buagica Mambelo, disse à Agência Lusa que os casos, notificados na semana passada, levaram uma equipa de especialistas do Ministério da Saúde a deslocar-se à província, para analisar os contornos da situação.
Segundo Buagica Mambelo, a situação está controlada e foi já iniciada uma campanha de vacinação contra a febre-amarela naquela região, que vai se estender igualmente por toda a província. "Recebemos um esforço que veio do Ministério da Saúde, uma equipa nacional muito grande, com vários especialistas e nós confirmamos que são quatro casos de transmissão local, dos nove casos suspeitos notificados", explicou o técnico de saúde.Angola enfrenta uma epidemia de febre-amarela desde dezembro de 2015, iniciada em Luanda, capital angolana, que já se arrastou para outras províncias do país, tendo provocado cerca de 300 vítimas mortais.
Fonte: Agência Lusa