Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
01 de junho de 2016
OMS: após ir a locais com zika, oito semanas sem sexo

A OMS endureceu ontem as recomendações para viajantes que tenham estado em áreas afetadas pelo zika. Quem agora retornar de locais onde o vírus é transmitido deve abster-se de sexo por pelo menos oito semanas ou praticar apenas sexo seguro nesse período. A recomendação anterior era abstinência de quatro semanas.

Segundo o porta-voz da OMS Christian Lindmeier, a duplicação do intervalo de segurança previamente recomendado pela entidade aconteceu depois que cientistas descobriram que o vírus, relacionado à ocorrência de microcefalia em bebês, permanece no sangue e em fluidos corporais por mais tempo do que se pensava anteriormente. A OMS também recomendou aos casais que quiserem engravidar, que se o homem estiver com sintomas de zika, abstinência por seis meses.

Ontem, 31, foi lançado o primeiro teste rápido nacional para detectar o vírus zika. O exame, produzido pela Fundação Bahiafarma, apresenta o resultado em 20 minutos, segundo o site G1. A previsão é que o laboratório produza cerca de 500 mil testes por mês. O exame permitirá que o diagnóstico seja feito nos postos.

Fonte: Extra

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!