01 de junho de 2016
Nova Jersey registra nascimento de bebê com microcefalia após mãe contrair zika, diz mídia
Um bebê com má-formação congênita provocada pelo zika vírus nasceu na terça-feira, 31, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, filho de uma mulher de Honduras infectada pelo vírus no início da gravidez que estava visitando a cidade, de acordo com reportagens. A criança sofre de microcefalia e nasceu após cesariana no centro médico da Universidade Hackensack, em Nova Jersey, segundo o site de notícias NorthJersey.com. Autoridades de saúde dos EUA concluíram que infecções do zika em mulheres grávidas podem causar microcefalia.
A OMS relatou que há forte consenso científico de que o zika também pode causar guillain-barré, rara síndrome neurológica que causa paralisia temporária em adultos.
A relação entre zika e microcefalia foi analisada pela primeira vez no ano passado no Brasil, que já possui mais de 1.300 casos confirmados de microcefalia que podem ser considerados relacionados à infecções do zika em mulheres grávidas. O bebê prematuro recém-nascida em Nova Jersey também sofre de problemas intestinais e visuais, disse o chefe de Obstetrícia e Ginecologia de Hackensack, Manny Alvarez, à NorthJersey.com.
Fonte: Reuters Focus