02 de junho de 2016
Secretaria de Saúde de Goiânia registra 62 casos de caxumba
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investigou, nos últimos meses, quatro surtos de caxumba que ocorreram em Goiânia. Foram confirmados 62 casos entre adolescentes e jovens adultos, em quatro locais, sendo eles escolas e faculdades públicas e privadas da capital.
O que mais contribuiu para a ocorrência dos surtos de caxumba, segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Juliana Brasiel, foi que a maioria dos infectados não tinha tomado a vacina na infância. “Ou não tomaram nenhuma dose, ou tomaram apenas a primeira dose”, explica Brasiel. Por isso, em um grupo com várias pessoas nessa situação, a ocorrência de surtos é facilitada. Outro fator que contribuiu é o fato de que a caxumba é mais comum em períodos de outono, inverno e primavera.
Apesar disso, surtos de caxumba não são comuns em Goiânia, com grande período de tempo entre um e outro. Nos casos recentes, várias pessoas suscetíveis à doença estiveram próximas num mesmo ambiente, facilitando a transmissão. Por esse motivo, houve esforço de investigação por parte da Secretaria.
Saiba mais.