Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
02 de junho de 2016
Secretaria de Saúde de Goiânia registra 62 casos de caxumba

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investigou, nos últimos meses, quatro surtos de caxumba que ocorreram em Goiânia. Foram confirmados 62 casos entre adolescentes e jovens adultos, em quatro locais, sendo eles escolas e faculdades públicas e privadas da capital.

O que mais contribuiu para a ocorrência dos surtos de caxumba, segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Juliana Brasiel, foi que a maioria dos infectados não tinha tomado a vacina na infância. “Ou não tomaram nenhuma dose, ou tomaram apenas a primeira dose”, explica Brasiel. Por isso, em um grupo com várias pessoas nessa situação, a ocorrência de surtos é facilitada. Outro fator que contribuiu é o fato de que a caxumba é mais comum em períodos de outono, inverno e primavera.
Apesar disso, surtos de caxumba não são comuns em Goiânia, com grande período de tempo entre um e outro. Nos casos recentes, várias pessoas suscetíveis à doença estiveram próximas num mesmo ambiente, facilitando a transmissão. Por esse motivo, houve esforço de investigação por parte da Secretaria.

Saiba mais.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!