Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
03 de junho de 2016
Ebola: Vírus permanece até 12 meses no esperma de sobreviventes

O vírus ebola mantém-se no esperma de sobreviventes à infecção até 12 meses após a sua cura, segundo um novo estudo realizado na Guiné-Conacri que confirma anteriores levados a cabo na Serra Leoa. Neste estudo, publicado na revista médica Journal of Infectious Diseases, investigadores franceses e guineenses acompanharam durante um ano 450 doentes curados, nos quais efetuaram colheita de fluidos corporais (lágrimas, saliva, fezes, urina, fluidos vaginais e esperma).

Realizaram, mais precisamente, 98 recolhas de esperma em 68 homens. O vírus ebola foi detectado em oito deles, passados nove meses sobre a sua cura.

Os investigadores demonstraram igualmente que a persistência do vírus no líquido seminal diminuía com o tempo: o vírus estava presente em 28,5% das amostras recolhidas entre o primeiro e o terceiro meses, em 16% das efetuadas entre o quarto e o sexto meses e em 6,5% daquelas cujas colheitas ocorreram entre o sétimo e o nono meses após terem sido declarados curados da infecção. O estudo foi realizado o Instituto de Investigação para o Desenvolvimento, na Guiné-Conacri em colaboração com o Inserm (Instituto Nacional da Saúde e da Investigação Médica francês) e o Instituto Pasteur.

Fonte: Agência Lusa

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!