08 de junho de 2016
ANVISA aprova o primeiro teste brasileiro rápido para detectar vírus da zika
APRESENTADOR CHICO PINHEIRO: A Anvisa aprovou o primeiro teste brasileiro rápido para se detectar o vírus da zika. O teste foi desenvolvido pela secretaria de saúde da Bahia em parceria com uma empresa da Coreia do Sul. O resultado sai em apenas 20 minutos, olha aí.
REPÓRTER MAURO ANCHIETA: Ana Elisa, que teve sintomas da zika há um ano atrás fez um novo teste. O sangue foi coletado e em seguida centrifugado por 10 minutos para separar o soro, essa parte clara aqui em cima. As amostras do sono foram colocados num kit com reagente, 20 minutos depois, o resultado, o que Ana Elisa teve não foi zika.
PUBLICITÁRIA/ANA ELISA OVIEDO: Eu acho que principalmente para as grávidas, é muito importante ter esse diagnóstico e é tão rápido.
REPÓRTER MAURO ANCHIETA: No meu caso foi diferente. Dois traços indicam resultado positivo. O teste comprovou que o que eu tive no fim do ano passado foi mesmo zika. Essa confirmação só é possível depois de algum tempo porque os anticorpos contra a doença continuam no nosso organismo por muitos anos. A eficácia do novo teste, segundo o laboratório, é de 96%. A técnica usada atualmente, conhecida como PCR também é eficaz, mas o resultado pode demorar semanas pra sair. E o exame só identifica o vírus da zika até cinco dias depois do aparecimento dos sintomas.
SECRETÁRIO DE SAÚDE/BA/FÁBIO VILLAS BOAS: Um teste extremamente caro, ele só é disponível em poucos laboratórios do país. A partir de agora você disponibiliza um teste rápido que pode ser levado a qualquer localidade do interior do país.
REPÓRTER MAURO ANCHIETA: A produção em escala industrial ainda não começou, mas as negociações para fornecer o teste ao Ministério da Saúde já foram iniciadas. O laboratório tem capacidade hoje para produzir 500 mil testes por mês. A previsão é que ele chegue ao mercado custando R$ 35,00 o kit. E essa tecnologia também pode ser usada contra doenças como a dengue e a chikungunya.
PRESIDENTE DO LABORATÓRIO/RONALDO DIAS: Permitirá utilizar não só para a zika, porém para outras doenças também que nós tenhamos a necessidade no Sistema Único de Saúde.
APRESENTADOR CHICO PINHEIRO: E hoje em dia, além do PCR há dois outros testes sorológicos para se detectar a doença.
Fonte: Bom Dia Brasil