08 de junho de 2016
Organizações sociais denunciam Brasil na OEA por tragédia ambiental em barragem
O Brasil será hoje denunciado na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) por ter falhado em proteger 3,2 milhões de pessoas atingidas pelo desastre ambiental em Mariana, Minas Gerais. A CDIH vai analisar se o estado brasileiro foi omisso após a ruptura de uma barragem, em novembro de 2015.
O acidente deixou 19 mortos e um rasto de contaminação desde o interior até ao litoral, sendo considerado o maior desastre socioambiental da história do país.
A denúncia será apresentada por 15 organizações da sociedade civil durante uma audiência hoje, em Washington, que a CDIH vai transmitir em direto.
As entidades selecionaram diversos casos, incluindo a ruptura da barragem da Samarco, em que alegam que houve graves violações de direitos humanos.
As organizações também se posicionarão contra o acordo firmado entre as empresas responsáveis pelo acidente e o governo brasileiro, denunciando a falta de participação dos atingidos na definição das multas e no planeamento das ações de recuperação da área atingida.
Fonte: Agência Lusa