Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
08 de junho de 2016
Tailândia é o primeiro país da Ásia a erradicar transmissão de VIH de mãe para filho

A Tailândia tornou-se o primeiro país da região da Ásia-Pacífico a erradicar a transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e a sífilis de mãe para filho, informou hoje,8, a Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS também reconheceu o país asiático como o primeiro com um grande número de afetados que consegue o que a organização qualificou como um "feito extraordinário" e "um passo crucial para reduzir a epidemia do VIH".

"A Tailândia mostrou ao mundo que o VIH pode ser derrotado", disse o diretor regional para o sudeste da Ásia da OMS, Poonam Khetrapal Singh, em comunicado.

Aproximadamente 21 mil crianças nascem anualmente com VIH na região da Ásia-Pacífico, onde existem cerca de 200 mil menores afetados. Segundo a OMS, mulheres infectadas com o VIH têm entre 15 e 45 por cento de probabilidade de transmitir o vírus aos seus filhos durante a gravidez, parto ou durante a amamentação, mas o risco diminui para 1% se durante estes períodos lhes forem administrados antirretrovirais.

De acordo com o Ministério da Saúde da Tailândia, 98% das mulheres com VIH tem acesso a antirretrovirais e a transmissão do vírus de mãe para filho foi reduzida a menos de 2%. As autoridades tailandesas estimam que em 2000 aproximadamente mil crianças tenham sido infectadas com VIH, número que diminuiu cerca de 90% em 2015, até aos 85 casos em todo o país, onde um universo de 450 mil vivia com este vírus em 2014.Além de conter a transmissão do VIH entre mãe e filho, a Tailândia também conseguiu reduzir o número de mulheres infectadas.

Fonte: Agência Lusa
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!