Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
09 de junho de 2016
Cientistas e representantes de 30 países discutem remédios para zika e ebola

Ignoradas pelos grandes laboratórios farmacêuticos por atingir majoritariamente a população mais pobre, as doenças negligenciadas, que afetam aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo e 16 milhões no Brasil, serão ( foram ) tema de um encontro internacional que reúne ( reuniu) cientistas e representantes de 30 países desta segunda até quarta-feira,8, no Rio de Janeiro. Eles vão discutir as emergências mundiais de saúde, bem como a necessidade de ampliar o acesso a medicamentos e outros recursos terapêuticos e preventivos.

Entre os temas que serão (foram) debatidos estão zika e ebola e a resistência a medicamentos, além da descoberta de novos remédios para combater a doença de Chagas e a leishmaniose. O ciclo da doença de Chagas, por exemplo, foi mapeado em 1906 e até hoje não existem drogas com eficácia ideal, de baixo custo e fácil manejo no tratamento. O não tratamento precoce de Chagas custa direta e indiretamente aos cofres do país mais de 130 milhões de dólares ao ano.

“Até quando o mundo vai viver estas epidemias e se ver despreparado na hora em que uma epidemia explode? Como fazer com que estas inovações cheguem a quem mais precisa? Como não atuar somente em crise?”, questiona Carolina Batista, diretora médica da DNDi (Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas), que organiza o evento. Fiocruz, BNDES e universidades brasileiras e de outros países, como a de Harvard e de Barcelona, estarão (estiveram) representados.

Saiba mais.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!