09 de junho de 2016
SAÚDE: Chegada do inverno favorece a transmissão de meningite
Com a proximidade do inverno, é natural a busca por ambientes fechados e protegidos do frio. Mas é justamente por causa das aglomerações que a estação mais gelada do ano favorece a transmissão de doenças infectocontagiosas importantes, entre elas a meningite1, enfermidade que pode levar à morte ou provocar sequelas neurológicas irreversíveis se não for tratada rapidamente.
Fungos, bactérias e vírus podem levar à meningite, infecção que provoca a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. São os casos de origem bacteriana, contudo, os mais graves. No ano de 2013, por exemplo, foram registradas 1.170 mortes no país por quadros de meningite causados por bactéria, o que representa quase 19% do total de pessoas acometidas pela meningite bacteriana naquele período, que somaram 6.331 casos, segundo dados do Ministério da Saúde.
Já a meningite de origem viral, embora mais frequente, apresenta uma mortalidade menos expressiva: foram 8.513 casos em 2013, com 109 óbitos, ou 1,3% daquele grupo, também de acordo com os dados do Ministério da Saúde. Os registros do governo mostram também quais foram, em 2014, os principais agentes envolvidos nos quadros de meningite bacteriana. Dos 5.848 casos dessa enfermidade detectados naquele ano, 44% foram provocados por apenas duas bactérias: a Neisseria meningitidis, conhecida como meningococo (28% dos casos), e a Streptococcus pneumoniae, ou pneumoco, com 16%².
Fonte: Investimentos e Notícias (Tempo Real)