09 de junho de 2016
Fundação Medicina Tropical aprova instituto para eliminar malária, Manaus
A missão é realizar pesquisas que levem a achados inovadores, destinados à eliminação da malária.A Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), aprovou junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a criação do Instituto Nacional de Ciência da Eliminação da Malária(Instituto ELIMINA).
O projeto reunirá grupos de pesquisa do Brasil e de instituições internacionais, configurando um total de quase 30 parceiros. A missão é realizar pesquisas que levem a achados inovadores, destinados a subsidiar a implementação de programas de eliminação da malária em áreas endêmicas do país e em outras regiões do mundo.
A diretora-presidente da FMT, Graça Alecrim, explicou que o Instituto ELIMINA será criado no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). Gerido pelo CNPq e executado em parceria com instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O INCT é considerado o maior e mais importante programa brasileiro de fomento à pesquisa.
Saiba mais.