Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
14 de junho de 2016
Federação da Cruz Vermelha monitora ações contra zika e dengue no Brasil

A experiência da Cruz Vermelha Brasileira no combate ao mosquito transmissor da dengue será conhecida hoje (13) [ontem] por especialistas da federação internacional de mesmo nome. No fim de 2015, a organização estrangeira arrecadou 10 milhões de francos suíços para combater a zika e a dengue nas Américas. Além de exterminar o mosquito transmissor, o objetivo é mudar os hábitos da população local para acabar com criadouros.

A comitiva da Federação Internacional da Cruz Vermelha é composta também pelo epidemiologista colombiano Wbeimar Sanchez, que atuou contra o surto de ebola em países da África, em 2014. Hoje, a equipe será apresentada ao programa no Rio e amanhã (14) [ hoje ] estará na Paraíba, acompanhando ações na prática. Ao todo, 12 estados do país participam da campanha contra o Aedes aegypti, por meio do voluntariado da Cruz Vermelha.

Os voluntários alimentam um aplicativo que permite o monitoramento das ações em tempo real. O resultado também é usado na comparação com os boletins oficiais de saúde. Segundo Anete, coordenadora, apesar de avanços, a falta de limpeza urbana e de saneamento no interior e em aldeias indígenas dificultam o combate e agravam a transmissão de doenças. A coordenadora alertou para a volta de enfermidades graves pela falta de ações básicas de saúde.

“Estivemos em três aldeias de índios Xavantes no Mato Grosso. Levamos informação não só sobre a zika, mas sobre tuberculose e hanseníase, que estão se tornando uma realidade lá”. Ela também criticou a capital Porto Velho, por não ter lixeiras nas ruas. Na América do Sul, o programa da Cruz Vermelha também é replicado na Bolívia e na Venezuela. As ações devem durar até agosto, caso não haja novo aporte de recursos.

Fonte: Agência Brasil

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!